segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Guarda-chuvas, Sombrinhas e o Sol de Joinville - por Ana Lúcia Cava



De acordo com o Wikipédia...

"Um guarda-chuva, chamado ainda de sombrinha, é um objeto usado para proteção contra chuvas e que consiste em um aramado suportado por uma haste, que sustenta uma tela feita geralmente de material plástico.



Origem

Os mais antigos que se conhecem foram da Mesopotâmia, há 3400 anos. Na mesopotâmia, região do atual Iraque, há 3400 anos já existiam artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis - contra o sol, não contra a chuva, uma raridade naquele lugar. Assim como os abanos, eram feitos de folhas de palmeiras, plumas e papiro.. No Egito, adquiriram significado religioso e na Grécia e em Roma eram tidos como artigo exclusivamente feminino. Só no século XVIII a obstinação do comerciante inglês Jonas Hanway, um apaixonado por guarda-chuvas (versão inglesa do guarda-sol tropical), conseguiria torná-los dignos também de um gentleman. Embora ridicularizado em vida, após a sua morte, em 1786, os ingleses aceitaram sair à rua munido do acessório nos sempre freqüentes dias de chuvas do país[1]."

Eu chamo de sombrinha, costume que herdei da minha mãe. Antigamente era assim que as mulheres chamavam os guarda-chuvas em diversas regiões do país, justamente por utilizarem o objeto mais para se protegerem do sol do que da chuva. E como eu tenho visto mulheres andando com sombrinhas nestes dias de sol escaldante de Joinville! Um costume antigo, corriqueiro mas sábio que vem das nossas mães e avós, e que agora ressurge como método de proteção contra os raios solares. Começou timidamente e vem aumentando dia a dia, tornando o centro da cidade mais colorido neste verão.

Eu saio por aí com a minha sombrinha lilás de flores, e vocês? Para quem fica o dia todo fora de casa e já leva a sombrinha para se prevenir das trovoadas que caem no fim das tardes, fica a dica. É mais saudável, bonito e ajuda a espantar a chatice de levar a sombrinha a tiracolo! Fica também a lembrança de que, mesmo com a sombrinha é necessário o uso de protetor solar ok!

Ficam abaixo algumas fotos para inspirar o dia ensolarado (e as chuvas que nos pegam de surpresa nessa época do ano!)


















Imagens Meramente Ilustrativas. Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário